quinta-feira, 2 de julho de 2009

Carta ao meu ladrão


Carta à pessoa, ou pessoas, que na quinta feira passada, tiveram a delicadeza de entrarem em minha casa e me esbulharem de uma parte considerável dos meus bens móveis.

Caríssimos gatunos!

Em primeiro lugar não posso deixar de me penalizar pelo atraso a que fui forçada a condenar esta carta que tão obrigada me sinto a endereçar-vos. Contudo, têm de concordar que não são fáceis nem desembaraçados os trâmites porque os senhores me fizeram passar: O chamar a polícia e a resposta aos inquéritos inerentes, requerendo uma atenção muito especial da minha parte ou não fosse macular o vosso desempenho; A observação minuciosa pelos elementos desta força dos aspectos mais encantadores do vosso trabalho; A manutenção dos locais mais afectados em absoluto estado de sítio até à chegada, no dia seguinte da equipa técnica (vulgo CSI) e a intervenção criteriosa desta, recolhendo impressões digitais e outros materiais para posteriores análises de ADN (esta última era a brincar. Ainda não chegaram a esse módulo de formação). Mas mostraram fotografias de alegados possíveis suspeitos para ver se eram reconhecidos como passantes frequentes desta zona.

De seguida, como todos bem sabemos “Depois de casa roubada trancas à porta”, seguiram-se as démarches para a colocação dos alarmes mais adequados para salvaguardar futuras situações semelhantes e, meus senhores, tudo isto são coisas que me consumiram tempo, paciência e disposição para vos escrever.

Contudo, terminados que estão estes procedimentos mais imediatos, há umas quantas coisitas que gostaria de partilhar convosco.

Em primeiro lugar um profundo agradecimento pelo forte profissionalismo e pela enorme noção de ética que revelaram em todo o processo: não partiram vidros, não sujaram os locais por onde passaram (estou em crer até que tiveram o cuidado de limpar, bem limpos os pés no tapete que ali coloco para o efeito. Bem-hajam!), não arrombaram nem danificaram fechaduras, não levaram computadores portáteis, máquinas fotográficas e outros objectos como telemóveis e assim, pelo transtorno que a sua falta me poderia causar.

Por outro lado tiveram o cuidado de ir directamente ao local, que segundo a vossa opinião, seria aquele que se mostraria mais pródigo em valores. E era de facto, fizeram bem o trabalho de casa. Mais uma vez manifestaram profissionalismo.

Aí, cientes de que uma extorsão da totalidade dos objectos encontrados poderia redundar em momentos de intensa infelicidade e, quiçá, mesmo de algum descontrole emocional da minha parte (que não é bonito de se ver), e creio que já um pouco imbuídos de um certo espírito natalício, seleccionaram algumas peças de valor, é certo, tendo contudo deixado ainda umas quantas com as quais me poderei afinal alindar agora na quadra que se aproxima e que semeia amor por todos os lados.

Aproveito, já agora, o ensejo para vos informar que alguns dos colares, brincos, anéis e até relógios que deixaram, não eram tão fraquinhos como pareciam e, como tal, estão já devidamente acautelados onde, provavelmente, sempre deveriam ter estado.

Agradeço também o cuidado que manifestaram ao recolocarem algumas das peças rejeitadas nos seus invólucros originais o que, mais uma vez revela a ética que vos caracteriza. Sempre me pouparam algum trabalho. Pena que não os tivessem colocado todos nos sítios certos, mas também se compreende, não se pode ser perfeito!

Para terminar e já que se mostraram tão idóneos e sensíveis para com os transtornos que poderiam causar, quero retribuir informando que se regressarem, ir-se-ão deparar agora com o mesmo grau de profissionalismo e de bom-senso por vós demonstrado só que agora da minha parte:

Os valores estão acautelados, os alarmes accionados as fechaduras reforçadas e o cão solto.

Boa sorte!

3 comentários:

O Profeta disse...

Haverá?! Há sempre uma deusa perdida
Nos labirintos da contradição
Há sempre alguém que usa a palavra amor
Soprando doce veneno ao coração
Há sempre alguém que nos diz coisas tontas
Há sempre alguém que afugenta a Saudade
Há sempre alguém que nos marca a ferro frio
Há sempre uma alma ausente da verdade

Bom fim de semana


Doce beijo

mdsol disse...

Lamento. Pelo prejuízo e, sobretudo, pela devassa. Valha-nos o "sangue frio" com que descreve o péssimo momento. Valha-nos o humor!

:))

BCas disse...

Olá .
Sem dúvida! Valha-nos o humor...
Lembro-me de ocasião semelhante, anos atrás quando "carrinheiros" - indivíduos que tem baixa renda , desempregados e passam com carrinhos recolhendo lixo reciclável- invadiram minha casa.
Sem o profissionalismo dos seus ladrões (talvez ainda não tenham a civilidade européia) e com certeza drogados.
Fizeram tanta sujeira... comeram todos os doces da geladeira e a cobertura do meu bolo "nega maluca "que estava esfriando na mesa da cozinha...
Pretendiam derrubar a a porta a machadadas.
Abandonaram um facão e o machado quando fugiram as pressas - ainda bem - provavelmente assustados pela família que retornava à casa.
Não lucramos os utensílios que eles perderam. Foram para a polícia como provas.
E os ladrões? Levaram uma boa sova de 3 filhos ( rapazes fortes) numa casa vizinha, quando tentaram a proeza novamente.
Admiro seu humor para enfrentar a situação. Beijocas . Elisabeth